Residência artístitica com Anie

Em 2011 o Grupo de Teatro Rerigtiba realizou um projeto de pesquisa sobre manipulação de objetos e resultado desse processo desenvolvido ao longo de cinco meses de residência artista com a diretora Anie Welter (SP) foi a montagem do espetáculo “ Sono e Sonhos”.

O Projeto recebeu o prêmio de residência artística do Funcultura– Secult/ES no ano de 2011.

Com Anie o Rerigtiba experimentou a fusão das técnicas de interpretação, dança, teatro de bonecos, música, artes plásticas e animação de objetos, desenvolvendo uma dramaturgia com recursos da multilinguagem para culminando na criação do espetáculo cênico-visual “Sono e Sonhos” voltado para o público infantil a partir de 2 anos de idade.

Sobre a diretora

Anie Welter integrou o Grupo de teatro XPTO, sob a coordenação do artista plástico argentino Oswaldo Gabrielli que alcançou o reconhecimento público nos anos 80 com os espetáculos de manipulação de objetos inusitados, sob a influência de vários grupos internacionais como o Teatro de Sombras de Praga e da renomada companhia de teatro suiça Mummenschanz, que mistura mímica, circo e comedia dellárte.

Atualmente dirige em São Paulo a “Companhia Noz de Teatro, Dança e Animação”.

Linha de Pesquisa

As crianças, num primeiro contato com algum objeto, procuram dar-lhe outro significado, esse procedimento tem afinidade com o processo de criação de Anie Welter, no qual os objetos adquirem outras dimensões. Reinventar sua linguagem em busca de novos significados e transitam pela fantasia dialogando de forma eficaz com situações típicas da infância, permitindo a identificação imediata do público com as cenas.

O processo de pesquisa estrutura-se na construção das cenas em processo paralelo: de uma parte, adaptação dos objetos cênicos com a finalidade de criar e construir objetos como: adereços, figurinos e cenários envolvendo novos materiais; e de outro, um espaço para pesquisa e ensaios na elaboração das cenas. É o momento onde o objeto criado é levado para iniciar uma relação interdisciplinar entre teatro, dança, artes plásticas, animação de objetos e música.

A concepção de cenário estrutura-se na movimentação da transformação dos objetos onde ora apresentam-se como bonecos ora como figurinos e ora como cenário numa roda criativa surpreendendo o público e criando um clima mágico e imagético onde tudo pode acontecer. Esta forma de trabalhar possibilita ter espaço aberto para personagens inusitados, cenários fantasiosos e até bichos imaginários. A mediação aqui ocorre por meio do apelo visual e da expressão corporal, onde brincadeiras e situações típicas da infância tornam-se ponto de partida para a criação de coreografias que dão vida a seres e objetos de um universo singular.

  A fusão das técnicas de interpretação, dança, teatro de boneco, música, mímica, artes plásticas e animação de objetos são fundamentais para o resultado, a encenação se dá na combinação destes elementos, priorizando a resignificação dos objetos como condução da narrativa, os objetos cênicos são o meio para o desenvolvimento desta linguagem, tendo um papel de destaque, ganhando uma tridimensionalidade, transformando-se em um espetáculo cênico-visual.