Residência com Ednaldo Freire

Pesquisa sobre a Comédia Popular

Em 2013 o Grupo Rerigtiba convidou o diretor Ednaldo Freire da Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes (SP), para uma residência artística na sede do grupo em Anchieta-ES.

O intercâmbio artístico foi realizado durante 5 meses e envolveu extensa pesquisa de linguagem cênica sobre a comédia popular, técnicas de interpretação cômica como o circo, a revista e a comédia dell’Arte; e pesquisando temas, formas e expressões simbólica presentes na cultura popular o resultado foi a montagem da peça “ A Comédia da Panela”, texto de Atílio Bari adaptado do clássico Aululária, escrito por Plauto por volta do ano 200 antes de Cristo.

O projeto recebeu em 2013 o prêmio para residência artística de grupos de teatro do Espirito Santo, Funcultura – secult/ES

Sobre o diretor:

EDNALDO FREIRE é ator, diretor, cenógrafo e professor de teatro. Ao longo de sua carreira participou de mais de uma centena de montagens teatrais, nas mais variadas categorias. Como diretor, encenou mais de noventa espetáculos.

É formado em educação artística com especialização em artes cênicas, pós graduado em direção teatral.

Muitas vezes premiado, em 1973, 1976 e 1977, recebe o prêmio governador do Estado de S. Paulo nas categorias de cenógrafo, figurinista e direção, respectivamente. Em 1981 é escolhido como diretor revelação pela APCA-Associação Paulista dos Críticos de Arte, pela encenação de “Cala a Boca já Morreu”. Em 1996, juntamente com o dramaturgo, Luis Alberto de Abreu, é agraciado com o prêmio especial do juri pela APCA, pelo projeto “Comédia Popuar Brasileira”, criado por ambos na Fraternal Companhia de Arte e Malas Artes. Foi ainda indicado várias vezes para os prêmios : Shell, Mambembe e Apetesp. Em 2002 vence o Prêmio Panamco no Teatro como Melhor diretor e Melhor Espetáculo pelo “Auto da Paixão e da Alegria”.

Atualmente é diretor da Fraternal Companhia de Arte e Malas Artes, coordenador do projeto Comédia Popular Brasileira, Membro da Comissão estadual de cultura popular da Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo e professor de interpretação no Teatro Escola Célia Helena e Escola Superior de Artes Célia Helena.