A Sopa de Pedra

Contação de história teatralizada para crianças de todas as idades.

BRINCANTES é um projeto do Grupo de Teatro Rerigtiba de contação de história teatralizada para crianças de todas as idades.

Com estreia em março de 2023, “A Sopa de Pedra” é uma contação de histórias de formato artístico híbrido, para distribuição digital por streaming no canal do Grupo Rerigtiba no youtube, livre e gratuito a todos os públicos.

A produção em formato audiovisual foi realizada com recurso do Funcultura, A Sopa de Pedra tem formato híbrido e usa técnicas mistas de interpretação, manipulação de boneco e utilização de máscaras balinesas para contar essa história que tem muitas versões.

Reza a lenda que essa história atravessa várias culturas e países e cada narrador contribui com as cores de sua peculiar forma de contá-la; roda o mundo na literatura, em cordel, na música, em películas, em receita gastronômicas e aqui trazemos em forma de contação de história teatralizada.

Essa versão criada pelo grupo Rerigtiba, nasceu de uma pesquisa que partiu do livro de “Contos tradicionais do brasil” de Câmara Cascudo com o seu Pedro Malasartes, o esperto caipira, e atravessando o mundo até os diversos contos portugueses bebeu de versões compartilhadas na rede, um território sem fronteiras.

Na proposta do Rerigtiba, a intenção é fomentar a literatura e levar ao espectador a prática milenar de contar histórias usando recursos do teatro como um universo de imaginação e descobertas.

Ao contrário do que o nome indica, a sopa de pedra é uma sopa com muitos ingredientes, em que a “pedra” é apenas o “pretexto” para juntar vários ingredientes, reunir pessoas, praticar a solidariedade e criar laços de amizade para fazer uma deliciosa sopa e compartilhar com todos que participaram da feitura dela.

A realização da contação de história é fruto do projeto BRINCANTES contemplado no edital da valorização da diversidade cultural capixaba/2020-Secult-ES.

Livre para todos os públicos a partir de 4 de março, as 18horas no canal do Grupo Rerigtiba no Youtube, onde você também vai encontrar o link para baixar a receita de uma deliciosa sopra de pedra e atividades recreativas para as crianças, que fica aqui embaixo.

Faça download do material para recortar e colorir, e se gosta de uma deliciosa sopa, que tal experimentar a nossa receita?!

Sinopse

Nessa história um bondoso homem e seu cãozinho partem em busca de um novo lugar para passar o inverno, no caminho encontram uma pedra e convencidos de que lhes trariam boa sorte a levam consigo. Mais tarde encontram um belo vilarejo e por lá param para fazer uma refeição. No centro da praça o homem retira seu caldeirão se preparando para fazer uma deliciosa sopa, uma sopa de pedra. Será que essa sopa ficará gostosa? Como pode uma pedra temperar a sopa? Vamos ver como é possível fazer uma deliciosa sopa com amizade, boa vontade e confiança.

Tela para o vídeo/link do youtube

*estará disponível a partir de 4 de março

Ficha técnica:

 “A Sopa de Pedra”

Contação de História com o Grupo de Teatro Rerigtiba

Elenco: Danilo Curtiss, Sara Lyra, Welida Pontes e Julia Campos.
Direção: Edson Nascimento

Roteiro:  Sara Lyra
Maquiagem: Julia Campos
Figurino: Grupo Rerigtiba

Máscara

Máscaras Balinesa do acervo do Grupo de Teatro Rerigtiba

Boneco/ Cachorro articulado

Criação: Dudu Guimarães

Manipulação: Welida Pontes

Vídeo

Edição: Júlio Carneiro

Captação de som e imagens: Júlio Carneiro

Decupagem do texto: Sara Lyra
Iluminação: Welida Pontes

Locação: Sede do Grupo Rerigtiba

Designer gráfico: Sheila Bressan 

Assessoria de Imprensa: Telma Amaral


Agradecimentos: Nieve Matos, Sandrera, Julia Campos
Realização: Grupo de Teatro Rerigtiba
Produção: Telma Amaral 

Apoio: Funcultura/ Secult – Governo do Estado do Espírito Santo

 (*) boneco gentilmente cedido pela Repertório Artes Cênicas e Cia.

Curso de teatro

Grupo de Teatro Rerigtiba Facilitador: Danilo Curtiss Para adolescentes ou